Qual a umidade correta do traço do Tijolo Ecológico?

Antes de falar sobre os meios utilizados para se preparar o material para a fabricação do tijolo ecológico, vamos falar sobre o ponto ideal de umidade da mistura.
A água exerce um papel importante na mistura do solo com cimento, hidratando o cimento, melhorando a trabalhabilidade e ajudando na compactação. A quantidade de água influência diretamente na resistência da mistura.

Mas qual a quantidade de água que devemos utilizar?

Infelizmente não conseguimos definir previamente de forma fixa e quantitativa a água em função de algumas variáveis, o tipo de solo é uma delas. Nos solos arenosos por exemplo se utiliza menos água que nos argilosos. Outras variáveis que impedem a utilização de uma quantidade fixa de água são a umidade natural já presente no solo, bem como a umidade relativa do ar. Então como definimos a umidade ideal?

Podemos definir com razoável precisão, das seguintes formas:

O aspecto visual da mistura deverá ser de uma “farofa úmida”

Teste da mão que consiste em três fases:

Pegar um pouco da mistura e apertar com força entre os dedos e a palma da mão. Ao abrir a mão o “bolo” deverá ter a marca deixada pelos dedos;

Conseguir quebrar o bolo ao meio sem desmanchá-lo; ( Outro meio de se verificar se não está muito seca)

Jogar uma das metades de uma altura aproximada de 1m, sobre uma superfície dura, ele deverá esfarelar-se ou se partir em vários pedaços, do contrário, a mistura estará muito úmida.

Outra forma prática é na própria máquina ao se compactar os tijolos. Por exemplo, arestas porosas e pouco coesas sinal de pouca água (ilustração). Ranhuras e fissuras no espelho do tijolo, bem como prega excessiva nos moldes, sinal de muita água.

A ideia aqui é buscar o teor de umidade ótimo a fim de ter o máximo de densidade possível da mistura de solo cimento pra determinado volume.

Entre em contato agora mesmo!

Últimos posts

Newsletter

Signup our newsletter to get update information, news or insight for free.

Descubra mais sobre Verde Equipamentos

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading

Fale conosco no WhatsApp

;