Qual é o material utilizado / Do que é feito o Tijolo Ecológico?

Você sabe como é fabricado o tijolo ecológico? Basicamente é uma mistura de água, terra e uma pequena quantidade de cimento.

O cimento tem a função de estabilizar a terra comprimida, ou seja, fazer com que o tijolo ecológico fique mais rígido, resistente, durável e seguro.

É importante você saber que o ponto chave para um bom tijolo ecológico começa com a escolha adequada dos materiais que serão utilizados para a sua fabricação. Pensando assim, qual tipo de solo/terra deve ser utilizado? Será que qualquer tipo de terra serve?

Vamos lá: Toda e qualquer terra serve, exceto a preta e aquelas com muito material orgânico. Dentre todas as terras que podemos utilizar é essencial que se analise e verifique a porcentagem presente de areia em sua composição. Para um bom tijolo é fundamental que ela tenha entre 50% a 70% de areia.

É importante destacar que todo o solo têm areia na sua composição, uns mais outros menos, desta forma é necessário fazer a análise do solo a fim de confirmar a porcentagem de areia presente nele. Como é feito essa análise? Ela é muito simples e somos um dos poucos fabricantes que damos suporte e material necessário para tal, pois entendemos que a boa qualidade do tijolo começa a partir da terra adequada. É utilizando uma peneirinha de laboratório de malha 200 que é realizado o teste, enviamos essa peneirinha de brinde na compra de qualquer máquina, bem como o vídeo orientativo de como realizá-lo.

Se tiver menos de 50% de areia a possibilidade de um produto de baixa qualidade é grande , além de consumir mais cimento o controle tecnológico para estabilizá-lo deverá ser mais rigoroso. Por outro lado, quanto mais areia tiver na terra melhor será a qualidade do tijolo, pois os solos arenosos estabilizam-se mais facilmente e com pequenas quantidades de cimento. Portanto, vale ressaltar que a presença de areia na faixa de 50% a 70% conduz, dentre outras vantagens, a certeza da qualidade e economia, pois requerem pouco cimento.

Mas por quê existe o limite de 70% já que quanto mais areia melhor? Esse limite não têm relação nenhuma com a qualidade, mas sim com a parte operacional do processo. Ou seja, quando se ultrapassa os 70% a dificuldade em retirar-se o tijolo da máquina aumenta muito, por tratar-se de material excessivamente arenoso. Se passou dos 70% e está conseguindo retirar os tijolos, ótimo, continue trabalhando tranquilo e com a certeza da qualidade.

Mas se o meu solo tiver pouca areia?

Como dissemos, com exceção da terra preta, qualquer terra ou solo serve, se tiver pouca areia basta corrigi-lo acrescentando areia. Mas se o meu solo não tiver areia nenhuma? A probabilidade disso ocorrer é mínima, pois todo solo têm areia na sua composição. Mas se ocorrer basta fazer um traço composto por metade de areia e metade do seu solo. Por Exemplo: Utilizará 5 baldes de terra + 5 baldes de areia e 1 balde de cimento.

Ainda têm dúvidas? Achou complicado? Não se preocupe, temos especialistas para esclarecer todas as suas dúvidas e auxiliá-lo ou se preferir podemos cuidar de tudo pra você. Vamos conversar agora!