Como é preparado o material do Tijolo Ecológico?

Avaliado e escolhido o solo adequado procederemos a sua preparação que pode envolver o processo de peneiramento e/ou trituramento. Para que serve o peneiramento? Para que serve o trituramento? É realmente necessário? Vamos entender como funciona.

Peneirando o solo

Tão ou mais importante que o trituramento é peneirar o material. Essa fase é indispensável principalmente por ter uma previsão nas normas técnicas que regem a fabricação do tijolo ecológico. O objetivo aqui é eliminar as possíveis impurezas (pedras, resíduos, raiz, etc) e principalmente deixar o material com a granulometria adequada para a fabricação do tijolo ecológico.

O que seria a granulometria? É o tamanho adequado dos grãos para o processo. Definimos esse tamanho de acordo com a abertura da malha da peneira que deverá ser segundo a norma de 4,8mm (aproximadamente uma peneira de café).

Aquele conceito de quanto mais fechada a abertura da peneira ou quanto mais fino o material melhor é um equívoco. Realmente a impressão é que com o material bem fininho teremos um tijolo espetacular. Mas não é bem por aí. A norma já pensou exatamente nisso e por isso a abertura de 4,8mm, desta forma teremos uma boa mescla de grãos maiores com grãos menores proporcionando um tijolo ecológico com uma excelente amarração estrutural e uma menor necessidade de consumo de cimento.

Mas é claro que existem exceções e situações com materiais finos que tiveram ou têm uma boa estabilização. Mas para não errar é importante seguir a norma.

O peneiramento poderá ser feito manualmente ou de forma mecanizada com as peneiras da Verde Equipamentos

Triturando o solo?

Para essa fase deve se utilizar o triturador de terra da Verde Equipamentos. A principal função do triturador nessa etapa é destorrar aqueles torrões secos e duros. O objetivo aqui nada mais é do que aproveitar aqueles torrões que sobraram do processo de peneiramento. Atenção! Não acredite em quem afirma que o triturador também faz o papel de peneirar o solo. O triturador não consegue fazer o processo de separação caso existam pedras, galhos e outros tipos de resíduos na terra. O seu trabalho nessa fase é apenas destorroar e aproveitar ao máximo o material disponível.

Para o adequado funcionamento deste processo é necessário que a terra esteja seca ou com o mínimo de umidade possível. A eficiência da máquina também está atrelada ao nível de areia presente no solo, quanto mais arenoso, mais fácil e rápido será o destorramento.

Deixe uma resposta