Quanto tempo dura o Tijolo Ecológico? Quanto tempo dura uma construção feita com esse material?

Antes de mais nada precisamos dizer que tijolo ecológico é uma expressão popular adotada e muito utilizada para denominar o que tecnicamente conhecemos como tijolo solo cimento, BTC (Bloco de terra comprimida) ou ainda tijolo modular. O seu principal material é o solo/terra. Temos aqui algumas fotos de materiais fabricados com terra/solo.

Podemos afirmar que o tijolo ecológico e obras construídas com ele é para durar centenas de anos. A prova da durabilidade e eficiência desse material é que existem obras feitas com solo que datam de vários séculos e estão de pé até hoje. A construção com terra é o método mais antigo da humanidade, elas datam a mais de 9000 anos. Todas as civilizações antigas utilizaram o solo como material para construir casas, cidades, fortalezas militares, obras religiosas, etc. Mostraremos abaixo apenas algumas e as mais famosas.

A grande muralha da china com 4000 anos utilizou vários materiais ao longo de toda a sua extensão. Um dos materiais era terra compactada.

Um dos edifícios de terra mais antigos do mundo ainda em pé tem cerca de 3.300 anos de idade: os celeiros do Ramasseum, no Egito, que foram construídos com adobes, por Ramsés II, da 19ª dinastia, por volta de 1.300 a.C. em Tebas.

O mosteiro de Tabo, no vale de Spiti – Himachal Pradesh, na Índia, é outro dos edifícios de terra os mais velhos do mundo. Foi também construído com adobes, resiste aos invernos do Himalaia desde 996 d.C. e ainda está em uso.

Cidade de Shibam, no Iémen, com os seus 7.000 habitantes, onde os edifícios construídos no século 1500, com adobe, se elevam até dez andares e ainda estão em uso

Todas essas construções são exemplos de como edificações com terra se mantêm intactas mesmo após centenas de anos.

Voltando a parte histórica, afinal de contas quem inventou o tijolo ecológico? Assim como a roda, não é possível apontar quem inventou ou iniciou a primeira construção utilizando terra/solo. Porém, podemos apontar sim quem inventou o tijolo ecológico considerando a sua forma geométrica atual e principalmente a questão da compactação.

A primeira tentativa de se compactar blocos de terra comprimida foi do arquiteto francês François Cointeraux por volta de 1800, onde utilizou moldes de madeira e usou ferramentas manuais para comprimir a terra.

Mas quem desenvolveu mesmo a primeira máquina foi o engenheiro Raúl Ramirez na década de 1950, contratado pelo Centro Colombiano Interamericano de Habitação. A máquina ficou conhecida como CINVA-Ram. A partir dela muitos outros tipos de prensas  e máquinas foram desenvolvidas ao redor do mundo, inclusive as nossas. Veja os registros históricos dessa incrível máquina e a evolução.

Deixe uma resposta